Já não me lembro muito bem quando é que me lembrei do termo Almada Cru. Lembro-me sim de ter pedido a uma amiga para me fazer um 'logo' ou arranjar uma fonte bem 'fat' para poder imprimir as palavras numa t-shirt para usar num concerto. O trocadilho com a palavra importada 'crew' (bando ou, nalguns casos, gang) – que se quer jocoso, já que não tenho nenhum – dá espaço para muita coisa no meu imaginário. Não me consigo dissociar da cidade onde cresci e que me muito tem crescido nos últimos anos, e há de facto uma certa "crueza" em Almada – não num sentido mau da palavra, mais numa certa pureza de sentimentos e actos em que me revejo totalmente. É um pouco difícil explicar – a minha namorada alfacinha que o diga, ainda está a tentar digerir o facto de eu ir tatuar o Cristo Rei com as mesmas palavras – mas inevitável sentir.
Durante esta semana aconteceu um episódio caricato e assustador a um tempo, no Festival de Glasgow, Escócia. Cláudia Dias, no espectáculo de dança contemporânea 'Visita Guiada' onde descreve o quotidiano na Margem Sul, usa um cigarro como parte da performance. Num país onde a proibição de fumar em tudo o que é sítio é quase fascizante e nomes como Keith Richards dos Rolling Stones foram severamente multados por fumar num palco, a Cláudia decidiu não excluir da sua peça um elemento que diz ser fundamental, ainda para mais pela razão apresentada, sob a pena de não poder fazer o espectáculo. E assim foi. Numa entrevista à SIC disse "quando a concessão é no sentido de uma castração, nós, artistas, temos a responsabilidade e temos que ter a sensibilidade para a questão política, e devemos dizer não." E muito bem, digo eu. Directamente da minha querida cidade, Cláudia e 'Visita Guiada' seguem para Barcelona, Atenas e Lille, de consciência tranquila. Almada Cru? Obviamente.
Crónica do Pac
Revista Domingo
Revista Domingo
3 comentários:
O logotipo da FAIR [Frente Almadense Independentista Revolucionária] é da autoria do stones.
Fikem Bien, haZZZta, Krist0
Eu que não sou nada de "bairrismos" acabo por concordar um bocadinho com ele! Mas talvez seja o mesmo que cada um pensa acerca da sua terra. Num sei mas gosto desta :D.
BGEB, Xaitii*
Hj tb esta um dia cinzento, daqueles, sabes?
Enviar um comentário